Os suplementos de vitamina D e de cálcio pouco fazem para prevenir fracturas ósseas ou quedas em pessoas idosas – e o Governo deveria repensar urgentemente o seu conselho de dizer a milhões de britânicos para os tomarem, concluiu um estudo bombástico.
A revisão histórica, publicada no prestigiado British Medical Journal, não encontrou nenhum benefício clinicamente significativo em tomar os suplementos na redução de fraturas ou quedas.
Isto desafia diretamente a orientação de longa data do NHS de que os adultos mais velhos devem tomar rotineiramente vitamina D para apoiar a saúde óssea. O Serviço de Saúde também recomenda que quem não ingere cálcio suficiente na dieta tome um suplemento diário.
Todos os anos, o NHS England gasta mais de 111 milhões de libras apenas em prescrições de vitamina D – acima dos apenas 13 milhões de libras em 2001.
Quase um terço dos adultos com 65 anos ou mais sofre pelo menos uma queda por ano, enquanto metade de todas as mulheres irá partir um osso em algum momento da sua vida.
Os especialistas concordam que tanto o cálcio quanto a vitamina D, quando consumidos por meios naturais, são cruciais para uma boa saúde óssea.
O cálcio é encontrado mais abundantemente em laticínios, como leite, queijo e iogurte, bem como em vegetais de folhas verdes, como couve, brócolis e peixes oleosos.
A vitamina D é obtida principalmente através da exposição direta à luz solar – e em quantidades menores através de peixes oleosos e gemas de ovos.
No entanto, os especialistas dizem que há muito que existe cepticismo sobre os benefícios dos suplementos de vitamina D e cálcio – normalmente tomados em comprimidos diários.
Suplementos de vitamina D e cálcio podem não ajudar a saúde óssea, concluiu uma importante revisão
Num esforço para avaliar os benefícios destes comprimidos para a saúde óssea, investigadores canadianos, do CIUSSS du Nord-de-l’Île-de-Montréal, analisaram os resultados de 69 ensaios clínicos envolvendo mais de 153.900 adultos.
Eles compararam os efeitos dos suplementos de cálcio, vitamina D, ou ambos combinados, com um placebo ou nenhum tratamento.
O veredicto foi condenatório. Os suplementos de cálcio mostraram pouco ou nenhum efeito no risco de fraturas.
A vitamina D por si só não teve melhor desempenho – com evidências de 36 ensaios envolvendo mais de 92.000 pacientes que não mostraram nenhum benefício significativo. Combinar os dois suplementos não fez diferença.
Crucialmente, os suplementos não conseguiram proteger mesmo aqueles já diagnosticados com osteoporose – a doença dos ossos frágeis que afecta cerca de três milhões de pessoas no Reino Unido.
O autor principal, Olivier Massé, farmacologista clínico, disse: “Nossa revisão encontrou pouco ou nenhum benefício do uso de cálcio, vitamina D ou suplementação combinada na prevenção de fraturas e quedas”.
A equipa pede agora ao NHS que reavalie fundamentalmente as recomendações para ambos os suplementos.
Especialistas dizem que o dinheiro gasto com as pílulas seria muito melhor direcionado para programas de exercícios e intervenções no estilo de vida, que demonstraram fazer uma diferença real.
“Além dos exercícios e dos tratamentos medicamentosos para a osteoporose, poucas intervenções demonstraram consistentemente reduzir o risco de fraturas”, alertaram os pesquisadores.
Os especialistas agora esperam que o governo abandone seu conselho para que todos os adultos com mais de 65 anos tomem o suplemento para apoiar a saúde óssea
‘Os médicos, os painéis de orientação e as agências reguladoras devem reavaliar as suas recomendações gerais para a suplementação de cálcio e vitamina D à luz das evidências actuais.’
A equipe também destacou que os suplementos de cálcio são mal tolerados por muitos idosos, causando frequentemente inchaço, prisão de ventre e dor abdominal, e só devem ser tomados quando for absolutamente necessário.
No entanto, alguns especialistas alertam que abandonar os conselhos sobre suplementos pode fazer mais mal do que bem.
A nutricionista de saúde pública Dra. Emma Derbyshire, do Serviço de Informações sobre Saúde e Suplementos Alimentares, argumenta que os suplementos são frequentemente cruciais para pacientes que são perigosamente deficientes em vitamina D e cálcio.
Acredita-se que cerca de um em cada seis adultos e um quinto das crianças apresentam deficiência grave de vitamina D.
Estudos mostram que a deficiência de cálcio também é preocupantemente elevada em mulheres jovens – com um quinto das mulheres entre os 11 e os 18 anos a consumir menos do que a quantidade recomendada.
“Com a ingestão de vitamina D através dos alimentos bem abaixo dos níveis recomendados e uma proporção substancial de jovens já apresentando deficiência, juntamente com a ingestão notável de cálcio abaixo dos limites seguros, existe uma preocupação clara e contínua de saúde pública”, diz o Dr.
“Essas questões também são altamente relevantes em adultos mais velhos, onde a ingestão inadequada pode acelerar ainda mais o declínio da saúde óssea relacionado à idade.
‘Aqueles com deficiências alimentares, como vitamina D e cálcio, devem continuar a colmatar as lacunas com a suplementação.’
O NHS England e o Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Cuidados foram contatados para comentar.